© 2023 All rights reserved.

historial e programação

O Espaço do Tempo situado no Convento da Saudação em Montemor-o-Novo é uma estrutura transdisciplinar que serve de apoio a inúmeros criadores nacionais e internacionais. Desde o início que a nossa linha fundamental de trabalho se situa na pesquisa e na experimentação, base da renovação e da inovação das linguagens artísticas.
Consideramos que, dentro do actual panorama das artes performativas é essencial existir um projecto como o nosso, uma estrutura profissional que possa acolher e valorizar os projectos artísticos.
A transdisciplinaridade é o vector mais marcante no desenvolvimento artístico actual: nos processos de colaboração e “contaminação” de linguagens, juntam-se novas mais valias que contribuem para novos objectos artísticos. A Dança, por natureza muito aberta ao cruzamento de linguagens, está neste momento muito implicada nestas “negociações” artísticas. Existe de facto, o fascínio pela linguagem do “outro”. O Teatro, intimamente ligado ao texto, descobre o corpo e as suas potencialidades na comunicação não verbal. O Cinema, o Vídeo, a Arquitectura são hoje territórios prolíficos com uma actividade que extravasa para fora dos limites habituais. As Artes Plásticas que por tradição sempre tiveram fortes preocupações conceptuais, encontram-se hoje próximas da performance e até do teatro. A Instalação é cada vez mais um “teatro visual”, invade os nossos sentidos com uma tenção teatral, extravasa para bem longe dos territórios físicos da galeria e do museu. Em todas estas linguagens se encontra o interesse pelo corpo e frequentemente pelas tecnologias digitais (Fotografia, Edição de Imagem, Sistemas que operam em tempo real, Som Digital, 3D, etc., etc.
É justamente nesta “brecha digital” que O Espaço do Tempo opera, propondo material, técnicos e o tempo e o espaço necessários à pesquisa. Assim, falar de transdisciplinaridade é também, frequentemente, falar de desafios à percepção, desafios ligados em boa parte a novas tecnologias.

O ESPAÇO DO TEMPO